ads_1200x500_04

De fato, o nascimento de um filho transforma, de uma vez por todas, a vida de um homem. Todas as coisas que estavam acostumados a fazer ao lado da esposa acabam sofrendo mudanças. As prioridades já não são mais as mesmas. As transformações físicas e sentimentais da mulher são as mais evidentes, e o grande desafio do homem é se manter ao lado dela, apoiando e compreendendo as suas mudanças durante todo o período de gestação e também após o nascimento do bebê.

A gravidez do pai

Quando uma mulher descobre que vai ser mãe, as mudanças em seu corpo já são perceptíveis e as alterações que o bebê promove em sua rotina são sentidas. Para a maioria dos homens esse é o momento de medos e incertezas. Afinal de contas, a família vai aumentar. Acreditem, tudo isso é perfeitamente normal. Entretanto, isso não significa que o homem não tem nenhuma obrigação durante a gravidez da esposa. De acordo com alguns especialistas, os futuros papais já não estão tão distantes quanto antigamente. Alguns homens chegam até a sentir os sintomas da gravidez ao lado da mulher.

A importância do papel do homem durante a gravidez está no vínculo com a mãe e o bebê. As alterações hormonais afetam o humor da mulher. Ver o marido engajado e interessado em participar deste período, certamente a deixará mais feliz em tê-lo como companheiro. Além de já desenvolver um vínculo com o bebê, pois durante a gestação os bebês reconhecem a voz do pai.

O pai também nasce no parto

A participação do pai (sendo ele biológico ou não) no momento do parto pode trazer diversos benefícios para a mulher, para o bebê e para o próprio pai. Afinal, trata-se de um momento único em que o homem escolhe estar ao lado da esposa para proporcionar um maior conforto. Essa atitude acaba gerando vínculos afetivos saudáveis e melhor qualidade de vida para toda família.

Após o nascimento do bebê é muito comum que a mulher se incomode com o próprio corpo e fique ainda mais sensível. As mudanças hormonais e de rotina interferem diretamente nessa percepção. Portanto, o homem tem um papel importante ao lado da esposa neste momento. Fique mais atento e ajude a sua esposa a se sentir mais bonita e amada. Reservar um tempinho a sós com a mulher pode fazer toda a diferença, pois demonstra o quanto você se importa com a fase que estão vivendo. Além, é claro, de confirmar que está presente ao lado dela em todos os momentos.

Para o bebê, essa é a fase mais importante. Segundo especialistas, 80% do desenvolvimento cerebral acontece nos três primeiros anos de vida do pequeno. Atitudes, como conversar com o bebê, trocá-lo e colocá-lo para dormir, geram grandes impactos positivos no desenvolvimento da criança.

Atualizado em 01/03/2016

Sem comentário