banner-blog-amamente---1905

É extremamente normal uma criança pequena sentir medo. Esse é um sentimento natural que ajuda a lidar com as novas experiências e a se proteger do perigo. Muitos crianças têm medo de algumas situações específicas, como por exemplo: sons desconhecidos, escuro e animais. Outras, porém, têm receio de coisas e pessoas novas. Entretanto, também é muito comum que esses medos desapareçam conforme a criança cresce. Para que isso aconteça, é muito importante que os pais passem segurança e proporcionem um ambiente de confiança para seus filhos.

Valorize o medo do seu filho

O primeiro passo é não subestimar os medos das crianças, mesmo que pareçam irracionais ou bobos. Por isso, evite rir ou desprezar quando ele se mostrar assustado com algo. Em vez disso, tente demonstrar que você o entende e que não há problema algum em sentir medo. Oferecer segurança é sempre a melhor opção para resolver o problema e mostrar-se ao lado dele é muito importante.

E após a situação ser contornada, tente conversar sobre o tema e amenizar o terror causado. Você pode utilizar livros e outros materiais de apoio para ajudar.

Dialogue e explore

Em muitos casos, uma simples explicação sobre o que está acontecendo pode ajudar seu filho a superar um medo. Ser paciente e carinhoso é muito importante. Para outros, a demonstração também ajuda bastante. Por exemplo, um passeio durante a noite pode mostrar que o escuro não é tão assustador assim e que pode até se tornar divertido. Procure também proporcionar boas experiências. A promessa de uma recompensa divertida pode contribuir para isso.

Cuide para não passar os seus próprios medos para ele

As preocupações dos adultos devem ser minimizadas. Não há problema em confessar ao seu filho alguns medos que você tinha quando era criança, mas preocupe-se em deixar claro o quão natural é sentir medo. Essa atitude faz com que o seu pequeno perceba que não está sozinho e mostra que você também aprendeu a superar algo assustador.

Outro ponto importante é não exagerar na proteção. As crianças podem ter medo de coisas aparentemente inofensivas, portanto, não há como protegê-las totalmente.  Alguns especialistas afirmam que os contos de fada e desenhos modernos com elementos assustadores podem ajudá-las a superar a fase do medo. A imagem de heróis e heroínas ensinam as crianças a enfrentar o medo e a separação.

Enfrente o medo junto com seu filho

É através da tentativa e do erro que você vai descobrir como ajudar seu pequeno a enfrentar o medo e ter mais controle sobre as coisas que o assustam. Não há uma receita mágica. O mais importante é enfrentar todas as situações com ele. Só os pais conhecem bem o filho e o que o perturba. Converse com ele sobre o assunto e não deixe de apoiá-lo no momento de enfrentar a situação.

Atualizado em 20/05/2016

Sem comentário