Blog_20jan17

O chá de bebê geralmente é organizado por amigas, colegas de trabalho e/ou parentes, já que na maioria das vezes é feito no final da gravidez. Para organizar o chá de bebê é preciso planejar, pensar nos convidados, na decoração e na alimentação. É importante definir quem serão os ajudantes e quais brincadeiras serão feitas. E, é claro, não podem faltar as a lista de presentes e as lembrancinhas.

Na lista de convidados, o tradicional, é destacar somente as mulheres, mas, se você desejar, os homens também são bem vindos. A decoração deve ser feita a partir de um tema que remeta a infância. Uma dica é pesquisar alguns kits prontos encontrados nas papelarias como convites, porta doces, bexigas, tags e rótulos de garrafas.

O evento combina com um cardápio leve sendo que geralmente é feito à tarde. Salgadinhos, sanduíches naturais, alguns petiscos, tortas, bolos, frutas e docinhos são boas pedidas. Pense em algo fácil para comer com as mãos. Quanto à escolha das bebidas vai muito do estilo dos convidados, principalmente para definir se as bebidas alcoólicas serão servidas ou não. Sucos naturais, chás e águas aromatizadas são bebidas mais comuns.

Para recepcionar os convidados e ajudar a servir durante a festa, é importante contar com a ajuda das avós, tias e madrinha do bebê. É importante definir a função de cada uma para tudo dar certo durante o encontro.

As brincadeiras costumam ser o auge da festa além de entreter os convidados. Entre as mais populares estão a de adivinhar os presentes ou o tamanho do barrigão da gestante (cada participante corta um pedaço de barbante com a medida que acha que se aproxima). Um bingo com palavras do universo infantil (fralda, berço, leite etc.) também é uma boa opção. Mas não se esqueça de preparar tudo com antecedência, já que algumas delas exigem materiais específicos ou até brindes para os vencedores.

A lista de presente para os convidados deve ser elaborada com base no que o bebê já possui. Incluam na lista os produtos que faltam. É comum deixa-la em lojas especializadas em artigos para crianças. Algumas opções para incluir na lista são: roupinhas e acessórios, produtos de higiene, fraldas, coisas para o quarto do bebê, chupetas, mordedores, conjunto de pratos, etc. Você também pode optar por chá de fraldas, assim os convidados a ajudarão a montar um estoque de fraldas para os primeiros meses do bebê.

As lembrancinhas são um mimo para os convidados e é uma forma de tornar a festa inesquecível. Podem ser compradas prontas ou confeccionadas em casa. Varia de presentes comestíveis, como cupcakes, potinhos de doces ou pequenos mimos personalizados (sabonetes, sachês, velas, bloquinhos, garrafinhas com doces). Sobre as quantidades, vale providenciar um pouco acima do número de convidados confirmados, assim não há o risco de faltar ou sobrar muito.

Aproveite essas dicas e use a criatividade, o importante é que seu chá de bebê seja sempre lembrado com muita alegria tanto por você como pelas pessoas que você ama.

 

Atualizado em 16/01/2017

Sem comentário