O bebê recebe doses de vacinas desde seu nascimento com o objetivo de evitar diversas doenças como Hepatite, Tuberculose, Meningite, entre várias outras. A quantidade de vacinas é maior nos primeiros anos, uma vez que o organismo ainda é imune. A maior parte das doses é oferecida nos postos de saúde gratuitamente ou até mesmo na maternidade. Algumas outras são disponíveis apenas em clínicas particulares.

O calendário de vacinação deve ser seguido, mas caso você se esqueça de dar alguma dose para seu filho, não é preciso se desesperar, pois as datas podem ser adiadas e retomadas assim que possível. É importante destacar que algumas vacinas diferem dependendo de fatores como alguns estados do Brasil, estações do ano e de acordo com surtos e campanhas.

Veja a seguir o Calendário de Vacinas Públicas do nascimento até os dez anos:

Tabela de Vacinação

Confira tudo sobre o Calendário de Vacinação da Criança 2017 atualizado divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao

Em caso de dúvida sobre as vacinas ou onde vacinar ligue para o DISQUE SAÚDE 136 – Ouvidoria Geral do SUS – (Ministério da Sáude – Brasil)

Atualizado em 01/02/2017

Sem comentário