Alergias Respiratórias

Quando o outono e o inverno chegam, a atenção com as crianças é dobrada, sendo que muitas delas sofrem com crises alérgicas. Os filhos podem herdar geneticamente algumas alergias dos pais e nestas épocas do ano os cuidados devem ser maiores, pois com o frio, a imunidade das crianças tende a ser mais baixa e as alergias atacam.

As alergias respiratórias costumam se manifestar inicialmente com coriza, obstrução nasal, voz anasalada, podendo ainda haver tosse e dificuldade respiratória. Asma, sinusite e rinite são algumas das mais comuns em crianças.

As alergias não têm cura, portanto tratar a doença de maneira correta é a melhor forma de enfrentar o problema. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de a criança não precisar de medicamentos quando adulta.

Veja a seguir os cuidados que devem ser tomados com as crianças no inverno.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: as crianças com crises alérgicas não devem ter contato com animais que possuem pêlos. O ideal é que esses bichinhos não fiquem no quarto da criança. É importante observar se a criança tem crise alérgica enquanto brinca com eles.

BICHOS DE PELÚCIA: os bichos de pelúcia e os brinquedos das crianças não devem ficar no quarto e devem ser limpos e lavados com frequência, pois acumulam ácaros.

AMAMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO: o leite materno fornece os anticorpos e nutrientes que deixam os bebês mais saudáveis e ajuda na digestão protegendo contra alguns processos alérgicos. A recomendação do Ministério da Saúde é que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de vida. A alimentação das crianças deve ser rica em frutas, legumes e alimentos naturais que são fontes de vitaminas.

LIMPEZA DO AMBIENTE: é importante que o quarto das crianças que sofrem de crises alérgicas, como por exemplo, a renite, seja mantido sempre limpo, sem focos de mofo e objetos que acumulam ácaro e poeira. Evite carpetes e cortinas. Não use produtos com cheiros fortes e mantenha o ambiente sempre arejado. Passe com frequência um pano úmido no chão para retirar o pó.

ROUPAS E COBERTORES: devem ser lavados e mantidos limpos, evitando o acúmulo de ácaros.

#Amamente #AlergiasRespiratórias

Atualizado em 27/05/2017

Sem comentário